O problema ocasionado pela sujeira em notebooks

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá a todos, neste post vou mostrar a vocês um problema que ocorre no uso de um notebook quando a sujeira começa a acumular internamente em sua carcaça com o passar do tempo.

Recentemente recebi um notebook modelo Dell Inspiron N4050 e uma das primeiras coisas que observei depois de um tempo ligado é que o note não apresentava sair ar quente pela sua saída lateral. Isso quando ocorre, na maioria dos casos é a sujeira acumulada que impede a saída do ar quente e traz como consequência o aquecimento do notebook e muitas vezes fazendo com que ele pare de funcionar ou danifique algum componente. Vou apresentar isso com algumas fotos logo abaixo:

Cooler do notebook bastante empoeirado

Na foto acima, o pequeno ventilador (chamado cooler) está bastante empoeirado e mesmo assim, ele continuava funcionando (se estivesse parado, o problema ia ser bem pior), mas se alguém tentar apenas passar um pincel nele para retirar a sujeira, não vai ter quase nenhum efeito, já que o problema aqui é um pouco mais sério. Veja na imagem a seguir:

Saída de ar totalmente fechada de sujeira

Ao abrir a parte de metal, observe na caixa em amarelo que a grade no qual o ar quente deveria sair, está totalmente fechada de poeira, fazendo com que esse ar gerado pela temperatura do processador e demais componentes fique aquecendo cada vez mais, e, com o passar do tempo danifique seu aparelho. Isso é um problema bem comum, já que o usuário não tem como ver esse acúmulo interno de poeira e só leva para a manutenção quando algum defeito derivado disso faz o notebook parar de funcionar.

Um outro ponto a ser observado e substituído é a pasta térmica que geralmente fica no processador principal e no processador de vídeo. Diferente da pasta usada em um PC tradicional, essa pasta térmica para notebooks é um pouco diferente e possui melhor qualidade de material além de durar mais tempo para se desgastar.

Pasta térmica do processador desgastada.
Pasta térmica do processador desgastada.

Em alguns casos esse material também precisa ser trocado, já que o notebook possui um sistema de refrigeração passivo, onde a pasta é colocada sob uma peça de cobre ou alumínio que ajuda a conduzir o calor para o metal e joga esse ar quente pela saída de ar. Com a saída fechada por sujeira, perceba o problema que vai ocorrer. Não existe um período determinado para se fazer a limpeza em relação a sujeira, já que isso depende muito das condições do ambiente, mas recomendo pelo menos uma vez por ano. O note das fotos tinha mais de 3 anos e nunca havia sido aberto. O HD dele deu problema mas não se pode culpar apenas a temperatura por isso. Já no caso da pasta térmica, ela deve ser trocada caso o dissipador de calor seja retirado do processador ou caso você perceba que está muito quente mesmo quando a saída de ar não está obstruída.

Esse é o primeiro post que estou colocando no meu site na sessão de hardware. Depois irei acrescentar um pequeno vídeo do trabalho final. Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou sugestão entre em contato pelo e-mail contato@dgsinfo.com.br. Até a próxima!

Sobre José Douglas de O. e Silva

Graduado em Sistemas de Informação e atualmente pós graduação em Engenharia de Software com Métodos Ágeis. Trabalha atuando em área de Infra estrutura com servidores Linux e Windows Server e desenvolvimento de software em PHP e Java.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *